quinta-feira, 27 de agosto de 2009

o que eu vi do congado

com tanta gente, com tantas cores, meus olhos pareceram escolher o que mais os aprazia. confesso que este ano eu não adotei uma postura muito disciplinada de observação e muita coisa me escapou. o que eu vi do congado foi uma gente comprometida, verdadeiramente tomada pelas manifestações de fé. vi várias gerações a dialogar, cores em pleno voo de liberdade, vento e sol tipicamente deste mês. do pouco que registrei, selecionei estas imagens.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

programa obrigatório

vai ter cinema no próximo final de semana aqui em dores, com direito a pipoca e tudo o mais! serão exibidos seis filmes, em uma estrutura super bacana, ao lado da igreja da matriz. é o projeto cine sesi cultural, que está rodando dez cidades mineiras. serão exibidos os longas “pequenas histórias”, “tapete vermelho” e “ratatouille”, e os curtas “vida maria”, “até o sol raiá” e “os filmes que não fiz”. o projeto vai acontecer nos dias 21, 22 e 23 de agosto - sexta, sábado e domingo - a partir das 18h30. para mais informações, acessem:

o cartaz de divugalção é este:



sexta-feira, 14 de agosto de 2009

os homens e os símbolos


começou a festa do rosário. tem gente com medo da gripe suína, incluindo eu.

foguetes e badaladas de um agudo sino nos acordaram nesta madrugada. os mastros foram erguidos, marcando o início de tudo.

notícia de hoje: o ibge divulgou a população de todos os municípios brasileiros. dores do indaiá, segundo o instituto, possui 14.366 habitantes.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

agosto de deus


telhado novinho. ficou bom e bonito


agosto me deixa de um jeito que eu não sei explicar.


o típico vento, o calor que me abraça, a seca que constroi novas paisagens, a vontade dos ipês, os tambores e as cores e os foguetes e todos os sons da festa do rosário... impossível não sentir uma emoção diferente no coração. agosto é mês de renovação. as coisas secam mas brotarão em setembro. as pessoas morrem sim, como morrem todos os outros meses do ano. agosto é mês que amo.


tomo a liberdade de convidá-los para virem e verem a festa do rosário, a festa do congado. é cultura pura. folclore. história. fé.

a programação é a seguinte:


De 5 a 13 – às 19 horas – novena em honra a nossa senhora do rosário, com ladainha rezada pelos congadeiros, reis, rainhas e membros de cada diretoria da congada.

DIA 14 (SEXTA-FEIRA)
2 h – alvorada dos congadeiros
6 h – levantamento dos mastros
13 h – reza do terço na capela são geraldo
14 h – procissão com a imagem de são benedito, saindo da capela de são geraldo, acompanhada pela irmandade de são benedito, cavaleiros e congadeiros para a igreja do rosário
15 h – cavalhadas (praça dos mineiros, campo da sapolândia e rua guarani, no bairro são josé)
18 h – carreata em homenagem a nossa senhora do rosário
19h30 – missa festiva de nossa senhora do rosário. logo após, coroação de nossa senhora do rosário, na igreja do rosário.

DIA 15 (SÁBADO)
16h30 – procissão com as imagens de nossa senhora do rosário, santa efigênia, são benedito e nossa senhora das dores e, logo após, celebração eucarística e coroação.
roteiro: alto da capelinha, rua padre luís, avenida francisco campos, rua rio grande do sul até a praça do rosário.

DIA 16 (DOMINGO)
7 h – missa na igreja são sebastião
9 h – missa na igreja da matriz
15 h – testemunhos dos devotos de nossa senhora do rosário
16 h – passamento das coroas e pagamento de promessas

DIA 17 (SEGUNDA-FEIRA)
17 h – missa em ação de graças, encerramento da festa e descida dos mastros.


ah, não se esqueçam de visitar o projeto memória congadeira, no galpão ao lado daquela casa antiga, azul e branca, em frente à igreja. tem fotos e objetos.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

cobre do abaeté... aliás, cedro do abaeté

juro que não é efeito nem filtro. a imagem é essa aí, purinha, essa terra de cor de cobre, uma coisa realmente de encher os olhos... de poeira! é na estrada que vai para cedro do abaeté. ela está passando por obras de asfalto, que deverá seguir até abaeté. até então, a via era, no mínimo, curiosa: parte de asfalto, parte de terra/verdete. um pouco de progresso, um pouco de aventura... com as obras, tem muito caminhão, muitas máquinas, uma poeira violenta. é preciso dirigir com muito cuidado. cedro do abaeté faz parte do circuito turístico caminhos do indaiá, que está engatinhando no desenvolvimento do turismo na região. é uma cidade tão charmosa quanto serra da saudade, com um grande potencial para o ecoturismo. vocês ainda verão muitas fotos bacanas por aqui.

tráfego

quem mora no interior tem a graça de ver cenas como essas.
um sol de rachar mamona.
um cavalo segue... puxado por uma bicicleta sem pressa...
eu fico sem pressa vendo isso...