quarta-feira, 25 de março de 2009

"eu adoro o outono"

a chuva está caindo aqui em dores, em bons bocados, quando cai.
acordar com um banho de água fria do céu é um grande estímulo para continuar debaixo do edredon.
esta foto da praça alexandre lacerda filho mostra alguns elementos típicos da cidade: esta árvore delicada, meu pai diz que é sândalo. eu pesquisei até na internet mas não achei nada parecido, mas acredito no que ele me disse. a gente esfrega as folhinhas com as pontas dos dedos e o cheirinho que dá é bom, parece mesmo com os odores de incenso. tem algumas delas também na praça da rodoviária. parecem árvores de sonho.
o banco... humilde e solitário, pode ser testemunha de fofocas e confidências, de amores - seus inícios e seus fins.
os paralelepípedos, paralelos, unidos e maciços. contam histórias, sabem de pisadas e pegadas, engolem a poeira e sorvem o orvalho das madrugadas.
passo muito por essa rua no cotidano que o meu coração escolheu. rua coronel alexandre. eu queria muito saber quem foi esse coronel alexandre.

sexta-feira, 20 de março de 2009

a vida tem força

donatela foi encontrada abandonada, junto com sua irmã. ficou só ela conosco, a favorita, sempre simpática, carinhosa, inteligente, alegria pura. teve o primeiro cio, o primeiro caso de amor escondido, a primeira gravidez. uma vida intensa antes mesmo de completar 1 ano. ontem, dia de são josé, como previa a tia inês, nasceram os membros da creche canina. seis, mas não foi tudo de uma vez. três machos: dois malhados e um preto. três fêmeas: duas malhadas e uma preta. se você é uma boa pessoa, gosta de cães e gostaria de ter um desses lindos filhotinhos, deixe aqui seu comentário.

dia de reunião

hoje fui ao cedro do abaeté, para uma reunião de trabalho do circuito turístico caminhos do indaiá. luz, serra da saudade, estrela do indaiá, dores do indaiá, quartel geral e cedro do abaeté são os municípios participantes. temos trabalhado muito para a ideia prosseguir com sucesso. este almoço, tipicamente mineiro, foi feito pela dona anita, uma cortesia da prefeitura do cedro. a senhorinha cheia de graça é a dona maria de lourdes, que tem duas irmãs - também marias - que moram em dores. ela estava com uma cara de promessa de quitanda à base de milho...

quarta-feira, 18 de março de 2009

pedaço de retrato imaginado

sinto-me um pouco pesarosa porque estou sem poder fotografar. questões simples. pilhas. aguardo a chegada das recarregáveis e evito comprar mais e mais pilhas tradicionais. até bom que economizo e não produzo lixo. sendo assim, vou tentar reproduzir, textualmente, a imagem de dores do indaiá hoje. você não se importa de eu usar só letras minúsculas, não é? acho que é coisa de estilo mesmo.

hoje está de sol.
um sol amarelinho como sempre, mas com menos energia do que nos dias anteriores.
o pouco que vi da rua ainda foi apressadamente.
acordei com as galinhas do vizinho agitadas. lembrei-me de mim. meu pai dizia que eu não gostava do quintal, mas isso não é verdade.
fiz o café. não para mim. para dois. na verdade, especialmente para ele.
saí cedo para a manicure. coloquei o lixo na calçada. vi os meninos e meninas indo para a escola e me lembrei de mim antes. gostava mais do uniforme do maternal do benjamim. camisa xadrez pequeninho, vermelho com branco, botões e gola. vestido azul bem custoso, com bolsos laterais e fivelas nos ombros. coisas inesquecíveis essas. meias vermelhas. sapatos pretos. e aqueles cheiros de infância que ficam presos lá atrás.
vi no jornal a ginástica facial. e imitei tudo. a sandra anenbergh riu de mim e eu ri dela.
para quem está com saudade daqui, dores do indaiá convida a gente pras coisas calmas.
e eu te digo que mesmo não estando lá fora, posso ver tudo com os meus olhos de dentro: as pessoas indo para a faculdade e para as caminhadas, as velhinhas fazendo janta, as roupas sendo recolhidas nos varais, as libélulas e borboletas procurando o conforto do amor.
o meu desejo ainda permance: pão de queijo com requeijão cremoso e o meu café.
a rotina nos envolve como um lençol gigante sem necessidade. hoje eu preciso me livrar dele.

terça-feira, 17 de março de 2009

mais mudanças no trânsito

notícia quentinha do momento:

a avenida francisco campos passou a ser mão única, toda ela, desde a rua goiás (praça cívica) até a praça getúlio vargas. a partir daí, a via passa a se chamar benedito valadares, e continua em sentido único, até a avenida magalhães pinto. estou sem câmera hoje. e está chovendo. fico devendo uma foto decente.

sábado, 14 de março de 2009

frangos e peixes e canários

infelizmente, ainda se vê muito disso por aí. canta que é uma beleza, mas pra mim é uma tristeza sem fim.

quinta-feira, 12 de março de 2009

um pouco de nostalgia

um tempo se foi. restaram as memórias. poucas. hoje, o prédio da estação ferroviária está intacto, quase em sua totalidade. a inscrição 'dores do indaya' permanece. olhando essa imagem, eu tenho a sensação - física mesmo - de que eu teria sido mais eu se tivesse nascido na década de 20. teria parecido mais comigo se tivesse um romântico par de luvas brancas, um chapéu inocente e uma eterna viagem num trem.

terça-feira, 10 de março de 2009

atenção, motoristas

a principal mudança no trânsito de dores do indaiá é neste pedacinho. estou em frente a igreja da matriz. não se pode mais virar à esquerda, nem pra quem vem de lá, da padre luís (aquela viradinha, na esquina onde tem um sorvete americano, na esquina do cartório da rosângela e do satu). a partir do banco do brasil, a mão da avenida é única, no sentido centro-bairro. ali em frente à escola dr. zacarias agora é mão única também. só desce. vou providenciar um mapa e colocar aqui. ele deve sair no "liberal", mas publicado aqui vai ajudar o pessoal a se adaptar melhor. muitos motoristas estão ignorando as novas normas, o que é bastante ruim. as mudanças deverão continuar e estão sendo realizadas pela prefeitura.

choveu muito em pouco tempo nesta madrugada. o clima está mais fresco. melhor para trabalhar, para quem quer trabalhar. melhor para dormir, para quem pode dormir. quem dera eu.

segunda-feira, 9 de março de 2009

início de mudanças. já era hora.

gradativamente, as coisas vão evoluindo.
a notícia da hora é que, em alguns pontos da cidade, o trânsito mudou.
amanhã, posto as alterações.

gentileza

estou um dia atrasada, mas vale ainda. (este blog está se tornando muito pessoal, mas tudo bem.) ontem foi dia internacional da mulher e eu não poderia ter recebido, de quem tanto amo, nada mais singelo e belo do que este buquezinho artesanal. transferindo sentimentos, dedico minhas homenagens a todas as mulheres, especialmente as dignas de admiração. não basta ser mulher para receber flores num dia como este. tem que ser mulher de bom coração, de atitudes significativas, de mente no lugar.






domingo, 8 de março de 2009

time maravilha

este é o time de veteranos 'zacarias', de dores do indaiá, que está disputando o campeonato regional masters. neste último sábado, o grupo viajou até corinto-mg, para disputar o primeiro jogo com o time de lá. a partida foi equilibrada, mas o 'zacarias', apesar das péssimas condições do campo, fizeram boas jogadas e saíram vitoriosos. evanilson fez o gol o alívio. 1 a 0 pro meu time. a volta para dores foi bem divertida.

em tempo, os veteranos farão, junto com o time dos raposões, do cruzeiro, a partida de abertura para o jogo cruzeiro x democrata, no mineirão, no dia 25 de março. essa vai ser imperdível!

sexta-feira, 6 de março de 2009

pela estrada afora eu vou bem contente

precisei sair hoje para a área rural, fotografar algumas reformas nas estradas. segui pela estrada que segue para quartel são joão/campo alegre. o calor continua forte por aqui. em alguns trechos, a poeira é fina e fofa. as cores se alteram, em tons terrosos bons de ver. fiquei com saudade dos nossos passeios de moto por aí afora.


segunda-feira, 2 de março de 2009

pôr-do-sol importado

minha irmã e amiga ana luíza observou, entre os prédios de uma pequena concrete jungle - mas de um belo horizonte - uns tons confortáveis de laranja e um rosado cheio de graça, pincelando nos azuis.

obrigada, nana, por me confirmar a doçura do seu olhar. essa foto foi feita, de um celular, ontem, segunda-feira, um dia tão apertado... e hoje também foi assim. mas, já cheguei em casa, já comi um misto com guaraná e um bolo de cenoura com chocolate e agora tive tempo para isso. passei o dia todo com uma arquiteta fazendo um intenso levantamento fotográfico do potencial patrimonial de dores do indaiá. agora vou trabalhar mais um pouquinho.

domingo, 1 de março de 2009

o poder de um nome

o meu amigo ricardo faria sugeriu que eu publicasse esse arquivo aqui. é um artigo de roberto pompeu de toledo sobre nomes bonitos de cidade, escrito em outubro de 2007. o colunista elegeu dores do indaiá para o primeiro lugar. para quem ainda não viu e não leu, aí vai:

o público está comentando que não é possível ler o arquivo da forma como está. portanto, acessem o link: http://veja.abril.com.br/171007/pompeu.shtml



primeiro dia de março

acordei cedo no domingo. a noite foi atípica. a manhã traz sensações muito boas. vejo os pardaizinhos na rua, os cães dividindo os ossos do açougue, as senhoras rumo aos seus destinos dominicais. sorte nossa que moramos nesta casa. lá de cima, a vista é essa: de um lado, um naco de paisagem urbana, com a velha matriz tão feminina no seu novo rosa; do outro, uns telhados que dialogam sobre passado e presente - é a escola normal ao fundo; à frente, mais uma vez, a graciosa serra da saudade, desta vez bordada de benjamim guimarães e a cabeleira da praça dos coqueiros. bom dia! bom dia! este é um bom dia!