terça-feira, 23 de junho de 2009

movimento pró-reforma

agosto já está próximo e é quando acontece a tradicional festa do rosário.
só que a igreja de nossa senhora do rosário está passando por uma reforma e precisa de mais recursos para concluí-la (a pretensão é que isso aconteça antes de agosto).
a comissão de reforma da paróquia de nossa senhora das dores está pedindo a colaboração de todos. segundo os membros da comissão, a parte elétrica da igreja estava em péssimas condições e precisou ser totalmente refeita a partir do padrão; o teto precisa de uma recuperação urgente, algumas placas já caíram e outras tantas já estão comprometidas, o telhado apresenta goteiras que estão prejudicando o forro; as calhas estão entupidas, provocando infiltração de água nas paredes, podendo futuramente comprometer as estruturas da igreja; a pintura está bastante danificada...
acho mesmo que a igreja merece ter sua estrutura melhorada, principalmente para continuar sediando a festa dos congadeiros, que é mesmo muito emocionante. se você quer e pode ajudar, faça-o nas missas realizadas na igreja, dirija-se ao escritório paroquial ou deposite no banco 756 (banco cooperativo do brasil) - agência 3114 (cooperativa de crédito de dores do indaiá ltda) - c/c 3020-1 (mitra diocesana de luz/reforma igreja de nossa senhora do rosário). mais informações no escritório paroquial ou pelo telefone (37) 3551–1320.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

praça da matriz


bom pra quem gosta

A exposição de dores já está com programação definida. a festa, que já chega na 44ª edição - quadragésima quarta (vamos aprender a falar os números ordinais!), vai acontecer de 15 a 19 de julho. estou vendo o cartaz aqui, cheio de informações e cores...

- desfile de abertura saindo do morro da capelinha, dia 15, às 16 horas
- 4ª exposição ranqueada de nelore
- 39º concurso leiteiro
- rodeio profissional – rodeio com carneiro (??? isso é novidade!)
- locução - fábio pereira
- shows:


15 – eduardo & gabriel
16 – super som c&a company
17 – joão paulo & eduardo
18 – zezé di camargo & luciano
19 – marcelinho de lima & camargo



quarta-feira, 10 de junho de 2009

desabafo para o feriado

hoje venta aqui em dores, um vento que me lembra o mês de agosto. o sol aquece e à sombra é quase frio. é véspera de feriado e, em alguns lugares, vão ser quatro dias de folga. estava olhando os feriados restantes no ano, para dores do indaiá. vejam:


- 15 de julho (segunda-feira) - abertura da expodores (parte da cidade para)
- 17 de agosto (segunda-feira) - festa do rosário (grande parte da cidade para, são muitos congadeiros)
- 7 de setembro (segunda-feira) - independência do brasil
- 15 de setembro (terça-feira) - nossa senhora das dores (padroeira da cidade)
- 8 de outubro (quinta-feira) - emancipação política de dores do indaiá
- 12 de outubro (segunda-feira) - nossa senhora aparecida (e dia das crianças, recesso escolar)
- 2 de novembro (segunda-feira) - finados
- 15 de novembro (domingo) - proclamação da república
- 25 de dezembro (sexta-feira) - natal


será que só os brasileiros adoram esses feriados? eu gosto, não tenho vergonha de assumir. acho que é possível resolver muitas coisas nestes dias especiais, principalmente coisas particulares, como dar um jeito naquele armário que está uma bagunça, colher os frutos do ócio criativo, ler, dormir, experimentar uma receita nova, passear com a cachorrinha, convidar os amigos para uma reunião e música em casa, etc... a semana passa muito rápido e o tempo se encolhe.

recebi, há uns dias, uma manifestação anônima de alguém, sugerindo que eu postasse coisas relacionadas também a problemas de dores do indaiá e questionando sobre o fechamento da fábrica de calçados que funcionou aqui durante um tempo. não tenho informações oficiais, mas o que se ouve é que a empresa, que empregava cerca de 80 pessoas na produção de tênis infantis, foi embora porque nunca havia visto tanto atestado em tão pouco tempo, tendo prejuízos relacionados à mão de obra. posso estar criando uma grande polêmica - e isso é a última coisa que quero - mas aqui em dores o povo quer emprego mas não quer trabalhar. e infelizmente, o mercado também não é favorável. qual a solução? ficar e persistir, mesmo não havendo valorização do profissional e tendo que enfrentar baixos salários? criar novas alternativas? empreender negócios? acho que cada um tem a chance de escolha. eu, por exemplo, escolhi voltar para dores e, às vezes, me angustia a limitação de oportunidades. mas acho que a qualidade de vida compensa, a proximidade com as raízes me conforta e o amor à cidade me anima. as crises sempre acontecem, depois a poeira baixa, e acho que é assim com todo mundo, aqui ou em qualquer outro lugar. de qualquer forma - e desculpem o clichê - a esperança é a última que morre.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

atrás de morro tem morro

subir o morro palhano, em estrela do indaiá, é sempre prazeroso. sair para o mato repõe as energias, nos deixa mais próximos da terra. subir e descer o morro é também uma atividade mental, terapêutica, parece mesmo com a própria vida. uma hora, tenho vista ampla e posso olhar e pensar. outras vezes, estou embaixo e nada posso ver além do que me cerca - e até sufoca. no final das contas, o movimento é o que me torna mais eufórica ou mais escorregadia, mas sempre fazendo parte de algum processo. o que me sossega mesmo é só respirar o ar puro, silenciar a mente e a boca e estar... estar aquecida pelas certezas. estar novamente e sempre calma.
na primeira foto, a vista do palhano. no meio, nós. na última, nossos amigos du e dani (e a incansável donatela). sorte nossa que não estava frio como nos últimos dias. na volta, vimos o brasil ganhar do uruguai no bar do edvar, tomando uma cerveja gelada e comendo o melhor frango frito do mundo. o bom som do fusca nos envolveu no caminho de volta, todos iluminados só por uma lua cheia, de luz branca, num céu de nuvens de carneirinho... essas coisas que a gente faz são a alegria salpicada em minha face.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

a cidade se expressa





hoje, dia mundial do meio ambiente, a avenida francisco campos foi tomada por uma grande passeata ecológica, com a participação de todas as escolas da cidade. como estou com um pouco de pressa, vou postar as fotos e escrever menos. só faço questão de cumprimentar todos aqueles que caminharam, tocaram os instrumentos da fanfarra, carregaram faixas e cartazes, se fantasiaram e se pintaram, demonstrando comprometimento com o evento e muita dedicação. realmente emocionante. até o frio pegou menos pesado hoje, para tornar a manhã mais agradável...