quarta-feira, 30 de novembro de 2011

literatura de dorense

a escritora ivany chagas lança o livro "trilhas do tempo", em belo horizonte, no próximo dia 6 de dezembro. ela é rainha perpétua da congada de dores do indaiá.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

uma dorense na vitrine do artesanato

a 22ª feira nacional do artesanato está acontecendo em belo horizonte desde o dia 22 de novembro (terça-feira) e terminará no dia 27, domingo, no expominas. no stand 630, um par de olhos bem azuis salta no rosto de karina venâncio, de dores do indaiá, em meio a bonecas de pano, objetos de decoração, papais noéis e outros mimos, tudo 100% algodão, feito de um jeito caprichadinho, cheio de detalhes...
a artesã, que leva o negócio "ateilê da mamãe" adiante, foi convidada pela organização do evento, depois de ter sido descoberta na internet. coisa para poucos. a moça aprendeu, no antigo ceprom (centro profissionalizante do menor), em dores do indaiá, a usar as mãos, a sensibilidade e o talento para produzir peças exclusivas.
boa opção de passeio em bh e excelente alternativa de compras de natal. imagina! dar um presente todo produzido com as mãos de uma dorense que foi convidada para mostrar seu trabalho numa exposição nacional! ah, eu ia querer um desse!
o ateliê da karina fica na rua guajajaras, 214, no bairro são josé, em dores do indaiá.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

centro cultural em serra da saudade

serra da saudade agora tem um espaço cultural, novinho em folha, amplo e bem dividido. a inauguração do centro cultural josé ribeiro da silva ("zé mestre") aconteceu na quente tarde do sábado, 12 de novembro, com participação de autoridades políticas e comunidade serrana. em clima de festa, também foi apresentada a revitalização da praça ademar ribeiro de oliveira. o centro cultural conta com biblioteca, telecentro, sala multimídia e setores de patrimônio cultural e turismo. 




 

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

fugindo da rotina

nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, o artista plástico dorense ricardo costa recebeu, em seu ateliê, a equipe do centro gerador de cultura totem. dalton e wesley fotografaram o artista e algumas de suas obras, além de colherem informações por meio de entrevista e do catálogo "ricardo costa, o escultor do imaginário". a ideia da totem é editar um livro divulgando as artes plásticas, o artesanato e a gastronomia das 77 cidades do centro-oeste mineiro, uma espécie de continuidade da obra "centro oeste mineiro: história e cultura", lançado em 2008.

acompanhei o pessoal na visita ao "índio tapuia", um  monumento de 7 metros de altura, construído em local estratégico da região rural tapuia, habitada pelos indígenas de mesmo nome no século XVIII.
como o local havia sido arado recentemente, foi possível encontrar resquícios de cerâmica indígena.
para deleite de nossos olhos, o morro palhano, em estrela do indaiá, nos cumprimenta ao longe e, na volta, uma jovem jibóia prefere dar meia volta a ser atropelada.