terça-feira, 26 de maio de 2009

galos, noites e quintais

eu sempre ouvi os galos cantando de madrugada. os do nosso quintal e os de outros quintais fizeram parte de toda a minha adolescência, nas chegadas silenciosas ou temperadas de sermão. muitas vezes fui dormir com um "cucurucu" a longas distâncias. já comi empada feita de galo de casa. quando havia dois para dividir o mesmo harém de galinhas, um sempre saía perdendo. meu pai colocava água com sal no olho ensanguentado do bicho que brigava com desvantagem, até ele melhorar. as duas noites passadas me fizeram rir - veladamente - me fazendo perceber o quanto um galo pode ser inconveniente. principalmente quando é jovem (o galo). o relógio da greja do rosário está estragado, mas o galo da vizinha de trás fez direitinho o papel das badaladas. e até com mais eficiência, porque o canto era de cinco em cinco segundos. "eu vou matar esse galo", ouvi, entre um sono e outro. e ri, meio dormindo, meio acordada. frustradas as tentativas de calar o bico do bichinho. o galo permeneceu forte em seu posto de rei do galinheiro. quintal com galinhas é uma coisa tão engraçada, tão peculiar... pois então... (isso é linguagem de dona branca, acho que tenho a licença dela...). hoje, a simpática senhora nossa vizinha, percebendo a tentativa desesperada de um insone de derrubar o galo do pé de acerola, bate em nossa porta. nem a donatela latiu, de tão doce a senhora. chegou-se a um acordo: daremos um jeito esta noite - vamos tentar transferir o galo de galho, para termos uma boa noite de sono. amanhã a vizinha vai dar um jeito...
cá entre nós, esse pode ter sido um sinal de que torcer pro galo realmente não é um bom negócio.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

uma serra cheia de saudade




serra da saudade é uma das cidades mais charmosas de nossa região. pequenininha e muito tranquila. hoje participei da abertura da 3a. fase de um projeto que está recuperando a microbacia do ribeirão dos porcos. antes da reunião começar, fui até a igreja de nossa senhora do carmo, no alto da rua principal. as cenas são as mais agradáveis possíveis. vejo cães preguiçosos, cores nas casas e muito verde em volta. para quem ainda não conhece serra da saudade, recomendo muito uma visita, especialmente nos arredores. essa horta é do centro municipal de educação infantil, um lugar cheio de capricho.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

motofest

há dez anos, o motoclube comando águia nasceu aqui em dores, com o objetivo de reunir amigos. o gosto pelas motos foi "só" um motivo a mais. o grupo é o idealizador do motofest, um encontro nacional de motociclistas, que já faz parte da agenda permanente de eventos da cidade. hoje, coincidentemente, eu me encontrei com o joão batisa de araújo, o joãozinho, presidente do clube. ele me contou que está esperando motoclubes de vários estados, principalmente rio de janeiro, espírito santo e goiânia, além de, claro, diversas cidades mineiras. o motoclube comando águia tem onze membros residentes em dores e outros quatro em belo horizonte. é muito legal ver a cidade se enchendo de motos bacanas, casais viajantes e barbudos com lenços na cabeça...
veja a programação do evento. vale a pena participar, pelo volume de motos, pelo estilo dos rapazes, pelas músicas, pelo friozinho, pela cerveja no meio da tarde. ah, a entrada é franca.

9º Motofest - Encontro Nacional de Motociclistas em Dores do Indaiá

22 a 24 de maio, no Parque de Exposições Sigefredo Costa

22.05 - sexta
18h – Freedom (banda de Dores do Indaiá)
20h – Cia de Jazz (Dores do Indaiá)
20h30 – Raiz Quadrada (banda de Estrela do Indaiá)
22h30 – Tatu na Areia (banda de Pompéu)

23.05 - sábado
12h – som mecânico
17h – Mad Moe (banda de São Paulo)
20h – Tarcílio & Ricardo (de Arcos)
22h – Gordini 69 (de Belo Horizonte)
Boate Rua 15 Scotch Bar

24.05 – domingo:
7h – Café da manhã
8h – Missa campal
10h – show de weeling (Betim)
11h – Freedom (banda de Dores do Indaiá)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

na pista

todo mundo conhece este lugar, né? pousar avião não pousa não, mas urubu tem de montão. foi aqui que eu aprendi a dirigir, na belina. foi aqui também que tive a primeira aula de pilotagem de moto. acredito que a maiorias das pessoas aprendeu a dirigir aqui, no aeroporto. o cascalho escorregadio convida para um cavalinho de pau, prática aventuresca típica de cidade do interior. aqui também é um lugar muito usado para outras práticas aventurescas e pitorescas...

quinta-feira, 7 de maio de 2009

crescendo e aparecendo

finalmente, posso escrever em casa, na paz do lar.

dores do indaiá está progredindo, de alguma forma, e é muito bom poder compartilhar essa informação.

às vezes acho que a crise - de tão repetida, essa palavra virou até clichê - pode ter contribuído para algumas pessoas abrirem os próprios negócios. aqui em dores, muitos estabelecimentos estão abrindo suas portas. lojas de calçados e roupas, representações (operadora claro), salões e barbearias, açougues, e também reformas, melhorias, mudanças, investimentos em empresas já existentes. dia desses, vi um açougue, que há tempos vem incrementando sua variedade de itens. estava escrito: "shopping da carne". e essa roupagem aos pequenos empórios faz sentido, como o aldo mesmo inventou de chamar a mercearia salviano (do joão da nera, todos conhecem) de shopping!
os shoppings de dores são bacanas porque são, na verdade, armazéns, mercearias mesmo, e essa nova denominação 'da capital' é engraçadinha, e cumpre uma funçao mercadológica! a prestação de serviços também vem crescendo. eu já estou até pensando em ampliar minhas atividades e, de repente, montar um home office, para começar.
é muito bom e estimulante saber que pessoas leem este blog. um beijo aos meus seguidores!
amanhã vou postar uma foto para ilustrar esse crescimento comercial em dores. tomara que os novos negócios prosperem. ah, e prometo postar mais fotos, reconheço que estou meio relapsa neste aspecto...

terça-feira, 5 de maio de 2009

de volta

sei que sumi, mas foi por uma justíssima e deliciosa causa... até queria tornar este blog pessoal, mas não acho certo. senão dores fica em segundo plano e eu ganho destaque demais, não é?

ontem fui fotografar a avenida magalhães pinto, para mostrar que o estacionamento lá agora é regulamentado. os motoristas só podem estacionar nas margens dos canteiros centrais, e não mais próximo às calçadas. até bom porque as árvores oferecem sombra e as muitas simpáticas casinhas, como essa aí em cima, podem ser melhor admiradas.
um friozinho com chuva começou nesta madrugada, aqui na cidade. a gente fica mais elegante neste tempo, mas eu prefiro ficar desleixada sob o edredon.
.............................................................
neste próximo sábado, dia 9 de maio, vai ter um baile em homenagem às mães dorenses, com várias homenagens. a ideia é da sadi - liderada pela ginu - e geralmente essas festas são super bacanas. dá pra gente dançar e se divertir bem. vai ser na aabb, a partir de 8 da noite. mais informações, pelo telefone 9906-2593.