sexta-feira, 11 de junho de 2010

tony vieira, cineasta dorense. alguém aí conhece?

esse cara aí é tony vieira, nome artístico de maury de queiroz.
roteirista, produtor e diretor, ele foi símbolo do cinema dos anos 70 e 80.
há pouco tempo, recebi um xerox de uma revista com uma reportagem sobre ele. no texto, tinha a informação de que ele havia nascido em dores do indaiá.
hoje, em mais uma pesquisa na internet, encontrei o blog http://tonyvieira.blogspot.com (visitem!), uma fonte rica da história do artista, com fotos e cartazes da época.
ele fugiu de dores bem criança, acompanhando um circo, e fez sua vida em contagem.
segundo informações do blog, "no total, tony produziu 32 filmes, sendo que mais de 20 foram de faroeste e policiais. em 1975 tony alcançou a marca de 1 milhão de espectadores com o filme "a filha do padre". em 1976, ele ganhou o prêmio "astro boca do lixo"."
no final do ano passado, a prefeitura municipal de contagem, por meio da secretaria de educação e cultura e da coordenadoria de cultura, juntamente com o jornal tribuna de contagem, idealizou e apresentou a exposição "tony vieira – cineasta de contagem". também aconteceu uma mostra na casa dos contos, em ouro preto.
acredito que a maioria das pessoas não sabia da existência de tony vieira e, muito menos, que ele é dorense.
quem sabe... um dia... dores poderá organizar e sediar um evento cultural desta natureza, resgatando personalidades que levam o nome de nossa terra mundo afora?

2 comentários:

Unknown disse...

kkkkkkk que doido \m/

ISACAR RODRIGUES disse...

EU CONHECI, MEU PAI TINHA UM CINEMA NA ÉPOCA NA BAHIA, E O TONY VIEIRA FOI LÁ FAZER A DIVULGAÇÃO... MEU PAI TEM TODOS OS FILMES DELE E FOTOS... SOMOS O SEU FÃ!!!