quarta-feira, 13 de julho de 2011

uma jardineira em minha porta

a jardineira do senhor ênio lopes está encantando os moradores e visitantes em dores do indaiá, nesta quarta-feira, dia da abertura oficial da festa agropecuária mais famosa da região, a expodores. a visita do ilustre veículo já era um desejo antigo de seu proprietário e amigos, mas só agora pôde ser viabilizada. o acaso levou a jardineira de 1960 para a porta de minha casa, e aproveitei para registrar detalhes preciosos. o senhor ênio é dorense e mora em uberlândia, onde tem uma empresa de ônibus. a jardineira, que é um xodó, foi adquirida na cidade de marília (sp), em péssimas condições. foi reformada e teve mantidas suas características originais, inclusive o motor. o veículo fazia o transporte de pessoas e mercadorias de marília para pompéia (também em sp). a ideia do ênio para que este item de colecionador não caia em mãos erradas é, num futuro próximo, doá-la a um museu, ou de uberlândia ou de dores do indaiá. pelo que sei, tem muita coisa bonita e antiga por aí só esperando um lugarzinho apropriado para morar, de preferência nessas nossas terras.

a bela jardineira vai estar presente no desfile de abertura da expodores. podendo registrar, publico outras fotos aqui. caso não, colaborações são bem vindas.

 
 

4 comentários:

Nana disse...

lindíssima. parabéns pelas fotos, maninha. e parabéns ao ênio, trazendo um pouco da história de dores pra gente.

Lucas Sigefredo disse...

Um povo sem memória é um povo sem futuro!!!
Dores do Indaiá precisa e merece valorizar sua memória e a de seu povo, que são tão ricas e raras.

Organizar a história através de museus, casas de cultura e afins é preservar muito mais que objetos, mas a perpetuação de culturas.

Parabéns pela iniciativa do Sr. Ênio Lopes pela consciência e senso de cidadania. Resta ao poder público (?!?) a coragem para perceber e agir!

Parabéns pela sensibilidade e pelas fotos, Ciça! São lindas!

Grande beijo do seu irmão Lucas!

ISAAC ALVES TONACO disse...

Olá pessoal, gostaria de fazer apenas uma correção, o dono da jardineira não é Enio Lopes, e sim Oendelis Alves Batista, sei disso pois ele e meu tio, mas desde já parabenizo o blog por essa reportagem, pois temos que valorizar e muito que não esquece suas origens e valoriza muito a cidade onde nasceu.

ciça disse...

Isaac, obrigada pela informação. Só não consegui entender se o nome correto do dono do veículo é Oendelis Alves Batista ou se ele é o verdadeiro dono, e não Ênio Lopes. Explique melhor, por favor, para esclarecermos os fatos. Obrigada! Abraços, Ciça.