sexta-feira, 11 de junho de 2010

tony vieira, cineasta dorense. alguém aí conhece?

esse cara aí é tony vieira, nome artístico de maury de queiroz.
roteirista, produtor e diretor, ele foi símbolo do cinema dos anos 70 e 80.
há pouco tempo, recebi um xerox de uma revista com uma reportagem sobre ele. no texto, tinha a informação de que ele havia nascido em dores do indaiá.
hoje, em mais uma pesquisa na internet, encontrei o blog http://tonyvieira.blogspot.com (visitem!), uma fonte rica da história do artista, com fotos e cartazes da época.
ele fugiu de dores bem criança, acompanhando um circo, e fez sua vida em contagem.
segundo informações do blog, "no total, tony produziu 32 filmes, sendo que mais de 20 foram de faroeste e policiais. em 1975 tony alcançou a marca de 1 milhão de espectadores com o filme "a filha do padre". em 1976, ele ganhou o prêmio "astro boca do lixo"."
no final do ano passado, a prefeitura municipal de contagem, por meio da secretaria de educação e cultura e da coordenadoria de cultura, juntamente com o jornal tribuna de contagem, idealizou e apresentou a exposição "tony vieira – cineasta de contagem". também aconteceu uma mostra na casa dos contos, em ouro preto.
acredito que a maioria das pessoas não sabia da existência de tony vieira e, muito menos, que ele é dorense.
quem sabe... um dia... dores poderá organizar e sediar um evento cultural desta natureza, resgatando personalidades que levam o nome de nossa terra mundo afora?

quarta-feira, 9 de junho de 2010

a igreja do rosário já está ganhando novo colorido, com a instalação dos vitrais.

a comissão da reforma, através de muito trabalho, orações, participação popular e parceiros, está conseguindo levar adiante o projeto de embelezamento do prédio.

em agosto, a festa de nossa senhora do rosário será realizada na igreja, mesmo que as obras não estejam concluídas. depois dos vitrais, será a vez da pintura.

para aqueles que vivem dizendo que dores do indaiá está parada no tempo, está aí mais uma demonstração contrária.

aconselho às más línguas um passeio pela cidade, pelas ruas e avenidas. novos negócios estão sendo abertos a todo tempo, moradores valorizam seus imóveis.
vemos o que queremos ver.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

visitinhas

não vim aqui para passear
nem equilibrar nos finos fios ou fazer graça ou saltitar
minha família em bando - todos de porte pequeno - é frágil demais pra se arriscar
dá-nos um pão velho, uma fruta e um certo respeito
e assobiaremos, comemorando o retorno para casa
......................
sim, é mesmo o que parece: das maritacas, somos mais matreiras
nossa visita é ligeira
por aqui, só nos interessa espiar alguma novidade
e provar fruto novo

segunda-feira, 24 de maio de 2010

rock de primeira e público pacífico sobre duas rodas (às vezes, três!)

é... o motofest está mesmo se tornando uma festa bastante "sólida" em dores do indaiá.
nesta 10º edição, o parque de exposições pareceu meio pequeno para tanta gente - de vários estados do brasil - e, claro, motos de todos os estilos.
o motofest começou na praça cívica e foi adquirindo grandes proporções. a estrutura melhorou muito com o passar dos anos e os shows são mesmo um grande atrativo. bandas cover de grandes artistas se apresentam desde a primeira edição e sempre surpreendem pela qualidade.
no último sábado, foi mesmo emocionante a apresentação da banda "the pink floyd collection", formada por integrantes jovens - inclusive um legítimo dorense, o vocalista, de voz fácil e sereno carisma - talentosíssimos, comprometidos com a boa música, com destaque para a energia divertida de um dos guitarristas e a voz límpida da moça nos vocais, que invadiu de um jeito muito intenso meus nervos à flor da pele...
para mim/nós, que participei/amos do evento somente no sábado, foi mesmo um privilégio ser espectadora do show, o suficiente para corroborar o êxito do motofest. importante dizer também que os participantes dão um verdadeiro show de pacifismo. aos organizadores, patrocinadores e especialmente ao motoclube comando águia, realizador do motofest, meus cumprimentos e admiração.
dores do indaiá se firma como destino anual de motociclistas e ganha, definitivamente, uma data em seu calendário de eventos.

 

quarta-feira, 5 de maio de 2010

a volta dos que não foram

o outono me empurra com seus dedos velhos

pelas ruas desta cidade, vejo o tempo se espalhar em nuances e odores
as mulheres em sua grata profissão de varrer... varrer...
e o mineiro hábito de fazer fogueirinhas ao pé da calçada

sombras me dizem que não estou só
(enquanto houver sol, enquanto houver luz)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

pedaços do cotidiano

nem gosto muito de gato, mas não resisto em fotografá-los. são, sim, cheios de pose, e esse ar "nem te ligo" faz parte de seu charme típico. esse de olhos cada um de uma cor chama-se branquinho, e é de um senhor muito simples, que mora numa vila aqui dentro da cidade, lugar que eu nem conhecia... o outro tinha acabado de tirar um cochilo debaixo de um banco. essas fotos foram feitas numa tarde de trabalho, debaixo de um sol quente quente...

 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

horas mágicas

a doce dona branca (maria) - ou maria das dores caetano guimarães - é escritora dorense, conhecida por todos, creio.
no início do próximo mês, ela vai lançar o seu segundo livro "horas mágicas", com suas crônicas de fazer sorrir. a iniciativa de editar esta obra é da adi - associação dos amigos de dores do indaiá, juntamente com a editora "o lutador".
o evento de lançamento acontecerá no dia 9 de fevereiro, a partir de 18h30, na livraria leitura do pátio savassi, em belo horizonte.
a autora ficaria muito feliz se os dorenses residentes em beagá comparecessem! na imagem, parte do convite, com a capa - linda! - do livro.

trem di cumê

um dos pratos participantes do III butecadores, que aconteceu entre dezembro de 2009 e janeiro deste ano, foi o "trem di cumê" (costelinha de porco com farofa de jiló), criado pelo antônio, proprietário do bar e lanchonete tradição de minas. delicioso! quem também saboreou esta iguaria foi o sidney rodrigues do nascimento, lá de são josé dos campos, sp. ele enviou estas fotos e recomendou o prato! a farofa de jiló é feita com farinha de milho, a costelinha é muito saborosa, e o mais legal é a decoração desse "trem": servido na telha e enfeitado com alface, azeitonas e ovos de codorna pink! o tradição de minas fica na rua ayrton senna, 5.


segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

indaiar é preciso

olá, 2010! finalmente, o blog despertou de novo...
as notícias locais até que são fartas, mas lidar com todas elas nas várias mídias disponíveis, sendo total ou parcialmente responsável por todos elas, é um pouco trabalhoso. agora, com o programa diversa, na multfm, toda sexta-feira, ficou ainda mais difícil dar atenção ao blog. produzir e apresentar um programa para o rádio é uma delícia e tem sido um aprendizado para mim. para ouvir a programação da rádio - e meu programa "diversa", que vai de 11 às 12, sempre às sextas-feiras - é só acessar o site: http://multfm.blogspot.com/2009/12/link-para-ouvir-mult-fm.html
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
no último sábado, despencou aquele chuva de verão, com direito a vento forte e até queda de uma árvore, que caiu inteirinha ali na praça do rosário, em frente à quadra. ia fotografar hoje e postar aqui, mas o pessoal da prefeitura já fez toda  a limpeza do local.~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
a novidade mais joia dos últimos dias é a revista indaiando, um projeto muito bacana que o jornalista dorense - e apaixonado por esta terra - william monteiro está levando adiante. a revista traz matérias sobre as pessoas da região e sobre os acontecimentos mais legais das cidades (dores, luz, estrela do indaiá, serra da saudade, quartel geral e abaeté). a próxima edição deverá sair em fevereiro, com notícias de outras cidades da região. além de ser um ótimo meio de as cidades realizarem um intercâmbio e se conhecerem melhor, é também excelente oportunidade de divulgação de empresas, gerando um movimento maior de ideias e negócios. a revista conta com minha revisão e colaboração e este projeto terá sempre o meu apoio irrestrito. para quem quiser se manifestar, é só postar um comentário aqui!